O Yoga no Brasil vem se tornando cada vez mais comum, ainda mais por se tratar de uma prática que pode ser feita sem sair de casa. Atualmente, ainda vivemos uma pandemia e optamos por fazer o que estiver ao nosso alcance sem precisar sair para muito longe de casa e essa atividade é perfeita para os dias de confinamento, além de ajudar a distrair a mente, exercitar o corpo, alongar e relaxar. Confira nosso blog de hoje para ficar por dentro dessa prática.
O que é Yoga?
A palavra Yoga tem sua origem no sânscrito, língua antiga da Índia e Nepal, e sua raiz é “yuj”, que significa “unir” ou “integrar”. Yoga é uma ciência antiga que possui mais de 5 mil anos e que tem como objetivo unir o corpo, mente e espírito possibilitando trabalhar as emoções, pensamentos, sentimentos, além de proporcionar milhares de benefícios como relaxamento, concentração, flexibilidade e fortalecimento físico.
O que você precisa para fazer em casa?
Para essa prática não existem limitações, seja qual for a sua idade (desde crianças a até a terceira idade) esse lifestyle pode ser seu. Se você é iniciante e deseja começar a praticar Yoga – isso pode ser mais fácil do que você imagina, tudo que você precisa para iniciar é:
- Um local: espaçoso e tranquilo;
- Um tapete de Yoga.
Atenção! Parece besteira, mas o tapetinho é muuuito necessário para iniciar essa pratica com conforto e segurança.
O tapete de Yoga (também conhecido como Mat), evita que o seu corpo entre em contato com o frio do chão, melhora a performance das posições e é higiênico.
Existem outros acessórios como: almofadas, tiras (straps), blocos, cobertores e cordas que ajudam a facilitar ter boas posturas, porém você pode adquiri-los depois, conforme for a aperfeiçoando.
Posições de Yoga para iniciantes
Ao contrario do que muitas pessoas pensam, o yoga não exige força ou flexibilidade, muitos dos movimento (principalmente aqueles excepcionais como a posição invertida que sempre vemos por aí) são adquiridos conforme o hábito. O importante é respeitar seu corpo/limites e a qualquer problema consultar um médico.
Para te ajudar a iniciar essa atividade é necessário fazer dessa prática um ritual, ou seja, é preciso praticar constantemente, separe roupas confortáveis e aposte nas 3 posições de yoga abaixo que separamos para você que é iniciante.
1.Guerreiro I
Como todas as posições de guerreiro, o importante é trabalhar as áreas do corpo que precisam ser fortificadas e relaxar pontos do corpo que sofrem tensão diariamente.
Como fazer: de um passo para trás com o pé esquerdo. Certifique-se de manter seu pé para trás em um ângulo de 45 graus. Mantenha um pouco de espaço entre seus pés se você precisar de equilíbrio e estabilidade. Aponte seus quadris para frente e dobre o joelho para frente. Levante os braços acima da cabeça e dirija o olhar para cima. Respire profundamente e, em seguida, repita o movimento para o outro lado.
2.Cobra
Ideal para ganhar força e flexibilidade na parte superior das costas. Mantenha a respiração ritmada enquanto está nessa posição, assim seus pulmões não serão compactados.
Como fazer: deite de barriga e coloque as mãos no chão ao lado do peito. Mantenha o peito dos pés, pernas, quadris e barriga ligados ao chão. Alongue as costas com cuidado e sinta a coluna se alongar por todo o caminho do cóccix à cabeça. Inspire profundamente e solte o ar pela boca.
3. Criança
A posição da criança é uma postura reparadora e relaxante e pode ser realizada sempre que você se sentir tensão, perder seu foco eu perceber que sua respiração está descompassada.
Como fazer: coloque os joelhos não chão e sente-se sobre os calcanhares. Estique os braços para trás, alinhando-os ao corpo e posicionando a palma das mãos ao lado dos pés. Relaxe sua testa no chão e sinta o comprimento e peso do corpo. Fique nessa pose o tempo que achar necessário.
– Leia também: Verão 2021: Como higienizar o tapete de yoga: Dicas para uma limpeza correta
Escrito por Carol Dias.