Em meio a pandemia do COVID-19, podemos desfrutar de novos hábitos e atitudes que vão impactar positivamente as nossas vidas.
O que podemos aprender nestes tempos de “quarentena” com a COVID-19? Há alguns dias, foi decretado para toda a civilização mundial, a largar suas rotinas e se retirarem para segurança de suas casas para evitar a propagação do vírus.
Os riscos são enormes! Não podemos permitir que tal pandemia espalhe e afete os nossos entes queridos. Nossos pais, mães, filhos e avós. Com isso, as pessoas se vêm trabalhando de casa, procurando ocupar a mente e manter o seu “ofício” em dia. Mas e para quem não tem o que fazer? Será que essa quarentena pode não ser um momento de reflexão e de auto análise?
Podemos sim tirar frutos positivos de todo este cenário em que estamos vivendo. E vamos listar todos os pontos para você neste texto. Confira!
Pegue um tempo e simplesmente, medite.
Entre os benefícios da meditação, se destaca a diminuição do estresse. Em tempos agitados como o que estamos vivendo, manter a calma é palavra de ordem. Pegue um momento do seu dia, separe o seu tapete de yoga, coloque uma playlist bem suave e medite. Por 15 ou 30 minutos, você já vai se sentir bem melhor.
Além de aliviar o stress, a prática de meditação aumenta o nosso sistema imunológico, aumentando ainda mais a produção de anticorpos para agir em nosso corpo.
Aproveite a companhia de sua família, isso é muito raro!
Algo raro está acontecendo em tempos modernos. De repente nos deparamos com toda a família reunida na mesa para o almoço, ou para o jantar em plena segunda/terça-feira.
De longe essa atitude que estamos tomando, está modificando o cenário mundial, fazendo com que os homens se voltem para seus lares, num hábito que há muito tempo foi abandonado pela sociedade moderna.
O nosso conselho? Aproveite. Apesar do medo, estar próximo de quem mais amamos em dias quase que impossíveis é uma delícia!
Novos hábitos higiênicos estão surgindo.
Lavar as mãos com bastante água e sabonete e em seguida o álcool em gel, são uma das medidas que estamos adotando no nosso dia-a-dia. Além disso, o cuidado redobrado em higienizar ambientes de trabalho ou de lazer tem sido realizado com bastante frequência.
São hábitos que devemos levar além desta pandemia do coronavírus. É um ato que deve se tornar comum e praticado diariamente a partir de hoje.
Estamos mais altruístas e solidários.
Empatia consiste na habilidade de perceber o outro, muitas vezes sem que ele precise dizer algo acerca de sua situação emocional ou afetiva. A empatia significa ‘colocar-se no lugar do outro’, sentir suas emoções.
Neste momento difícil, precisamos demonstrar interesse genuíno e ativo diante das preocupações, especialmente dos idosos e dos portadores de doenças que estão no grupo de risco do coronavírus
Quando nos preocupamos com os outros, geralmente, temos a tendência de pensar nas pessoas dentro do nosso núcleo: nós mesmos, nossa família e nossos amigos. O momento atual nos traz a oportunidade de expandir nossa mente, exercitar o altruísmo e se preocupar pelo bem de todos os seres. Quem quer que seja e onde quer que esteja. E essa moda está pegando rápido demais (ainda bem).
Escrito por Gustavo Sousa.