Todas nós mulheres já passamos por uma situação parecida de não ter vontade de treinar naqueles dias, não é mesmo? E está tudo bem se sentir assim e te explicamos o porquê!
O ciclo menstrual possui um efeito significativo na vida cotidiana feminina. As alterações hormonais tendem a mudar durante o ciclo menstrual e algumas mulheres experimentam sintomas como alterações de humor, dores de cabeça, dores nas articulações e outros sintomas físicos e psicológicos. Esses sintomas podem interferir – e interferem na maior parte do tempo! – nas realizações de tarefas cotidianas, como ir trabalhar, para a faculdade, treinar e outras tarefas do dia a dia. Todas essas informações não são nenhuma novidade para as mulheres, mas uma informação que passa batido muito das vezes é a forma correta de sincronizar os treinos com as fases menstruais e o porquê.
O ciclo menstrual feminino pode afetar a rotina de treinos, pois o nível de energia, humor e até desempenho durante os exercícios mudam durante cada fase do ciclo. Por isso, é importante que as mulheres sejam conscientes do assunto e adaptem seus treinos de acordo com a fase do ciclo para um melhor aproveitamento de cada movimento, de forma que não sobrecarregue o seu corpo.
Fase pré-ovulatória (dias 1 a 14): Durante esta fase, costumamos nos sentir energizadas e com boa disposição. O treino pode ser mais intenso, com maior foco na força e resistência. É importante lembrar que o corpo está se preparando para a ovulação, portanto o treino deve ser adequado para evitar lesões.
Fase ovulatória (dias 15 a 17): Durante o período ovulatório, o corpo está em seu nível mais alto de energia e resistência. É possível realizar treinos mais intensos, como treinos intervalados de alta intensidade, treinamento de força e HIIT.
Fase pós-ovulatória (dias 18 a 28): Durante esta fase, o corpo tende a se sentir mais cansado e menos motivado. O treino de resistência leve, yoga, caminhadas e treinamento de equilíbrio são opções saudáveis para manter o corpo em movimento.
Fase pré-menstrual (dias 28 a 1): Durante a fase pré-menstrual, o corpo se sente cansado e dolorido, portanto, o treino deve ser adaptado para reduzir a intensidade. Treinos de resistência leve, como o yoga e treinamento de equilíbrio são as opções mais adequadas para este momento.
E você? Sabia de todas essas dicas?