Que um dia com vinte e quatro horas não está mais sendo o suficiente para resolver tudo, todo mundo já sabe. As horas têm passado muito apressadas e o dia terminando cedo demais. Juntamente com isso, vem o cansaço de dias corridos e infinitos, deveres familiares imperdíveis e hábitos saudáveis difíceis de manter. Nesse meio tempo, uma gripe, uma noite mal dormida, e muita correria.
Mas o que você tem feito para economizar o seu tempo e parar para respirar um pouco todos os dias?
No mundo ideal conseguiríamos acordar cedo, meditar, nos exercitar, tomar um café da manhã tranquilo, levar as crianças na escola, ir trabalhar, voltar para casa, jantar de forma calma com a família e aproveitar um tempo particular, fazendo o que bem entendesse. Não haveria louças, roupas para lavar, trabalhos da faculdade para entregar e arrumar a casa porque o cachorro bagunçou tudo, novamente. Nós moldamos a nossa vida de forma que consiga englobar todas as necessidades de nossa rotina, e muitas vezes, a correria nos faz sentir sufocada, sem tempo para nada e o pior: extremamente fadigados.
Com algumas alterações na rotina, podemos sacrificar alguns momentos específicos para ganharmos mais tempo no futuro. Continue lendo para ver essas dicas se aplicam a sua rotina:
- Tenha uma lista de prioridades:
Separe um tempo para organizar e planejar como será a sua semana. O ato de planejar não é bem-visto por todos, mas quando você se senta com calma e coloca no papel (ou digitalmente por meio de calendários) suas prioridades, compromissos sociais e afazeres diários, você consegue organizar o seu tempo para melhor aproveitá-lo, sem aquela correria de chegar em casa e perceber todas as 1.281,92 coisas que ainda precisam ser feitas. Tudo bem tirar um dia de folga para aproveitar a família, ou alguma série nova, desde que você se mantenha consistente aos seus hábitos de organização, perceberá que um dia não vai impactar tanto assim na sua rotina, muitas vezes, essa pausa sendo extremamente benéfica
- Marmitas para a semana:
Ame-as ou odeia-as, as marmitas não são do agrado de todos. Comida congelada, em potinhos, não são de primeira instância uma opção chamativa para refeição, mas ao separar um dia, ou final de semana, para cozinhar suas refeições da semana e congelá-las, te economizará um tempo precioso durante a semana entre almoços e jantares, sem contar que é uma garantia de alimentação saudável, tendo uma refeição preparada sempre a postos. Dica extra: ao fazer suas marmitas, espere que elas esfriem antes de levar ao congelador.
- Tente otimizar os seus hábitos de cuidado próprio:
As mulheres têm o costume de reservar o domingo para o dia de cuidados com o corpo: pintar as unhas, hidratar o cabelo, separar a roupa para semana… Ao invés de deixar tudo para um dia só, repense essas atividades semanais e mude-as para mensais. Cuide bem do seu cabelo 2x ao mês, para não precisar hidratar toda semana. Faça sua unha com uma esmaltação em gel, por exemplo, assim, elas vão durar por muito mais tempo. Invista em cuidados com a pele, assim você acaba por economizar com maquiagens toda manhã. São pequenos atos de autocuidado elevados, para ter uma manutenção baixa.
Se você tem uma rede de apoio, não hesite em pedir ajuda quando se sentir sobrecarregada. Se tem condições financeiras, economize seu tempo terceirizando afazeres como limpeza, supermercado, etc. E lembre-se, tá tudo bem tirar um tempo para si. As louças não vão fugir da pia, nesse intervalo, crie memórias, descanse. Desfrute de mais momentos de relaxamento e lazer com seus entes queridos. Amanhã será um novo dia.