Blog

Home » Moda Fitness » Como higienizar o tapete de yoga: Dicas para uma limpeza correta

Como higienizar o tapete de yoga: Dicas para uma limpeza correta

Veja dicas de como limpar o seu tapete de Yoga da forma correta

Como você tem higienizado e conservado seu tapetinho de Yoga? Independente do estilo que você pratica, é totalmente normal que o material vá ficando encardido e malcheiroso depois de algumas aulas – afinal – ele é colocado no chão do studio, da casa, do jardim; além de estar em contato com o suor do corpo e a poeira dos ambientes.

Mas é totalmente normal também que você desenvolva uma rotina de limpeza e cuidado com ele, não apenas por questões de higiene, mas também de conservação. Pequenos detalhes que vou te contar agora farão toda a diferença para você ter um tapete aderente, limpo e duradouro! De bônus, você estará trabalhando ainda uma das condutas (yamas) do Yoga chamado Saucha – o compromisso com a purificação, com a limpeza (de si, dos objetos que usufrui e dos pensamentos).

De qualquer forma, de tempos em tempos é recomendado limpar e higienizar Tapete de Yoga quinzenalmente. Aqui estão algumas dicas de como realizar tal façanha:

  • Caso possua um quintal ou varanda, coloque seu Tapete de Yoga sobre o chão e limpe-o com uma esponja macia. Pode-se usar algum detergente suave ou mesmo sabão líquido. Enxágue abundantemente e deixe-o secar completamente.
  • Caso more em um apartamento, a maneira mais fácil é mesmo levando-o para o banho! Pendure seu tapete no box do chuveiro, esfregue um dos lados, enxágue, vire do outro lado e faça o mesmo. Então deixe secar completamente pendurando-o próximo à janela ou na área de serviço.
  • No dia a dia, para uma limpeza mais rápida, experimente usar um spray com água e antissépticos ou antifúngicos naturais, pois isso ajuda a manter seu tapete limpo sem a necessidade de químicos ou detergentes abrasivos. Lembre-se de deixar secar bem antes de enrolar e guardar seu material.
  • Outra fórmula caseira simples para o spray é misturar 1 parte de água morna com 3 partes de vinagre branco, preferencialmente de maçã e orgânico, e borrifar pelo tapete.

– Leia também: Roupas para yoga: Entenda quais são as mais indicadas

Lembre-se: não deixe o tapete de yoga ao Sol! Pode parecer uma boa opção (porque seca mais rápido), mas não é bom para o tapete. Os raios solares vão “descolorir” e amassar o mat.

Pronto! Agora você pode praticar yoga tranquilamente, sem se preocupar com a exposição de germes e bactérias no seu tapete de yoga.

Escrito por Gustavo Sousa.

Compartilhe:

Você vai gostar desses também...